ABRUPTO

11.3.04


BE, COMO DE COSTUME (Actualizado)

O comunicado do BE tem também as mesmas ambiguidades das declarações de Louçã: “o Bloco de Esquerda condena este acto criminoso e fascizante”. Será que um atentado do Hamas também é “fascizante”? E porque razão se acentua a ignorância da autoria, sem nunca se mencionar, pelo menos, que este era o atentado que a ETA andava a tentar fazer, de há umas semanas para cá? E porque razão nunca se fala da ETA? Será que o BE seria tão cuidadoso com a autoria se o atentado parecesse ter origem em grupos neofascistas?

*

Queria que, se possível, divulgasse o que se passou hoje no site do Bloco: segui o seu link para o indizível comunicado do BE e fiz um comentário - nada de muito profundo ou pensado, apenas um desabafo. Era isto: "O Bloco continua na senda da vergonhosa justificação dos actos terroristas da ETA, do Hamas e companhia. A expressão fascizante apenas demonstra uma indescritível hipocrisia ideológica."

Minutos depois reparei que já lá não estava. Apenas restavam uns comentários inóquos. Insisti. Voltei a inserir o meu texto e logo me retiravam do site. Escrevi depois comentários como: "não será esta uma atitude fascizante?"; "que tal um pouco de liberdade de expressão de esquerda" ou; "isto faz-me lembrar a censura pidesca, e a vocês?".
Instei-os inclusivamente a me responderem para o email pessoal que indiquei, algo que ainda não fizeram.


(Gonçalo Mendes da Maia)

*

Fui verificar se de facto havia censura no site do Bloco por causa deste comentário que estava no Abrupto. Não simpatizo com o Bloco mas censura também me parecia de mais e preparava-me para experimentar eu próprio. ;-)
Mas afinal o tal comentário está lá, em inúmeras cópias. Será que tinham retirado e voltaram a colocar? Ou foi apenas o leitor que não percebeu que havia várias páginas?


(Tiago Azevedo Fernandes)

NOTA : eu próprio estava a consultar o endereço do BE quando li o comentário de GMM e pouco tempo depois vi que desaparecera. Por isso, não tienho dúvidas sobre esse facto. Depois a mensagem de GMM apareceu repetida até à exaustão, como se tivesse a ser enviada automáticamente. As razões porque isso se passa desconheço. mas a censura inicial existiu.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]