ABRUPTO

9.1.04


QUADRATURA DO CÍRCULO

tem "um flashback da semana" como subtítulo. O primeiro passa no próximo domingo e, para os amadores, pode-se aqui encontrar, em português, a enunciação do problema clássico da matemática que lhe dá o título.

Um dia se fará a história do programa, que tem na sua versão actual dois dos membros originais - eu e José Magalhães. O jornalista moderador original foi Emídio Rangel, depois substituído por Carlos Andrade. O terceiro membro da quadratura foi o mais mutável: começou por ser Vasco Pulido Valente, depois Miguel Sousa Tavares, Nogueira de Brito e, por fim, António Lobo Xavier.

Para responder às dúvidas de Vital Moreira, há que ter em conta que a composição política do programa foi sempre mudando com este terceiro elemento. O Vasco Pulido Valente vinha da candidatura de Soares e era tido como próximo do PS; só mais tarde, já fora do programa, teve a sua passagem parlamentar como independente nas listas do PSD. No início, Magalhães era comunista e fez a sua transição para o PS também nas discussões do programa. Miguel Sousa Tavares era independente, mas foi sempre mais próximo da área socialista do que do PSD. A composição actual fixou-se com Nogueira de Brito, e com António Lobo Xavier em sua substituição, mas também, no caso do PP, ambos entraram para o programa numa altura em que estavam bastante afastados da direcção do partido. Duvido que, se o Flashback tivesse a preocupação de assegurar uma representação ao espelho do parlamento, conseguisse a variabilidade de posições e discussões que por lá passaram.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]