ABRUPTO

19.1.04


NOTÍCIAS DA SUBSÍDIO - DEPENDÊNCIA E NÃO SÓ

Com algum espanto, - ainda me resta algum face à “lata” (desculpem o plebeísmo, mas é a palavra mais apropriada) do nosso mundo dos subsídios culturais - li este anúncio no Público:

ARTE EM CAMPO
0 Instituto das Artes comunica que se encontra em elaboração o seu programa de actividades artísticas e culturais descentralizado, paralelo ao evento Euro 2004. Este projecto denomina-se Arte em Campo. 0 Instituto convida os criadores residentes em Portugal apresentarem projectos em volta da temática do Euro 2004 nas diversas áreas de acção do Instituto (Arquitectura, Artes Visuais, Dança, Design, Música, Teatro, Transdisciplinaridade e Arte Experimental) até dia 2 de Fevereiro, com vista ao seu possível apoio e integração na programação. A avaliação da viabilidade das propostas será efectuada por uma equipa transdisciplinar do Instituto das Artes.

Paulo Cunha e Silva, Director

14 de Janeiro de 2004


Para além do espantoso jargão do texto (o que são as categorias “Transdisciplinaridade”, ou “Arte Experimental”?), este “concurso paralelo ao evento Euro 2004”, ou seja aos jogos de futebol, deve de facto ser muito estimulante à “criação”. Em quinze dias, entre a data do anúncio e o fim do prazo, os “criadores”, animados de súbita inspiração futebolística, devem fazer propostas ao dito Instituto, devidamente orçamentadas presume-se. Depois “uma equipa transdisciplinar do Instituto das Artes” fará a avaliação, com certeza na base de um protocolo de gosto “criativo” e dos bons costumes futebolísticos. Será que se pode fazer um cartaz provocatório – categoria Design - denunciando os milhões que foram para o Euro, para ser colocado diante de todos os estádios ? Será que se pode fazer uma performance – categoria Teatro - com uma bancada em fúria a fazer de macaco quando aparece um futebolista negro? Nem pensar, isto é arte do Estado e o Estado patrocina o "evento".

Ah, grandes “criadores”! Tanto dinheiro deitado fora!

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]