ABRUPTO

22.1.04


LIVROS – PELOS LEITORES DO ABRUPTO

Curiosa e interessante (para mim) a sua referência ao livro de Karl Lowith Histoire et Salut...Acabei de ler a semana passada um outro seu livro, My Life in Germany Before and After 1933, London, The Athlone Press, 1994.

No momento actual em que se discute na Europa o renascer do anti-semitismo, das novas leis em França sobre a laicidade, este pequeno livro é de uma actualidade impressionante: uma espécie de autobiografia desde a República de Weimar passando pelo seu exílio, primeiro na Itália de Mussolini, e acabando no Japão.
Neste "relatório" (é assim que Lowith o classifica) ele conta , de uma forma assustadora, como é que um alemão culto e refinado (não só ele mas toda uma geração de pensadores brilhantes) se vê transformado num judeu abjecto perseguido pelos nazis no seu próprio país e, mais tarde, em Itália.
O drama do que Lowith aí conta não reside tanto na crítica ao regime nazi mas nas reacções individuais ao fenómeno do nazismo: a sua família, o seu quotidiano, os colegas e amigos, confrontados com opções terríveis onde a vida e a morte se misturam com o dia a dia de cada um. Aquilo de ele refere, com uma notável clareza descritiva , como "the political zoology of racial percentages". Como disse, impressionou-me a actualidade deste pequeno livro na Europa dos nosso dias.(…).

Um apontamento final: existe uma tradução portuguesa de um livro dele, O Sentido da História, Edições 70, Lisboa, 1991, que eu creio ser o mesmo livro Histoire et Salut . Mas não tenho a certeza. O meu exemplar não refere o título original em alemão.
"

(João Costa)


"The Civil War - An Illustrated History, de Geoffrey C. Ward, Ken Burns e Ric Burns é o "reading companion" de uma série documental ("The Civil War") que foi exibida em 1991 pelo PBS americano.

A avaliar pelo livro, que comprei há uma série de anos em Nova Iorque - e que é um monumento documental e pictórico fantástico, que recomendo vivamente - a série, (que nunca vi, mas é considerada "a film masterpiece and landmark in historical storytelling") deve merecer ser vista.

Não sei se é a mesma que agora seguiu e a que se refere no seu post. De qualquer modo, e como deve acontecer com os bons produtos de boas televisões (sejam públicas ou privadas) está disponível em DVD.

Já agora, a PBS, até tem uma página sobre a série.
"

(Miguel Almeida Motta)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]