ABRUPTO

10.1.04


BIBLIOFILIA 8



David J. Eicher, The Longest Night. A Military History of the Civil War, Pimlico, 2002

Foi o meu companion book quando vi a série sobre a guerra civil americana, e confirmou a sensação de conflito épico, gigantesco e devastador, que os filmes davam. Centrado nos aspectos militares do conflito, mostra o papel inovador que tem a guerra quando, puxando os homens até aos limites, mobiliza recursos que a paz nunca traz e eleva a imaginação e a criatividade. É infeliz que seja assim, mas é muito assim, talvez porque o medo e o desespero sejam poderosos factores de invenção.

Maurice Sartre, L’Anatolie hellénistique de l´Egée au Caucase, Paris, Armand Colin, 2003

É um livro escolar excelente, uma coisa que os franceses, que têm sólidas escolas de história antiga, produzem. Folheio-o para me recordar das pequenas aldeias da Anatólia, praticamente sem nunca terem sido escavadas, fora das rotas turísticas, melhor sinal do poder do tempo e da mudança. Escrevi no Abrupto sobre uma delas, Alexandria de Troas.

Katl Löwith, Histoire et Salut. Les présupposés théologiques de la philosophie de l’histoire, Paris , Gallimard, 2002

Não li, olhei para um ou outro capítulo, mas tem o fôlego da grande filosofia alemã, uma mistura de sistematicidade e voo teórico, uma filosofia que respira o ar do mundo, e por isso se dá tão bem com a teologia, com uma vontade de totalidade que, aplicada à história, dá resultados muito interessantes. Voltarei a falar deste livro.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]