ABRUPTO

7.11.03


PBS (PODEMOS BEM SONHAR) COM UM PBS (PUBLIC BROADCASTING SERVICE)


Penso que podemos bem sonhar com uma PBS. No entanto, penso que é um sonho dificil de se tornar realidade por estas razões:

1) Somos pequenos e poucos (lá, em 2002, 144 milhões assitiram a um canal da PBS pelo menos 7 horas por mês);

2) Só teriamos um dois (?) canais para a nossa PBS(lá são 350);

3) Não temos o número de Fundações, universidades, empresas (nem incentivos para as mesmas) para contribuirem para tal viabilidade;

4) Os fundos da PBS só originam parcialmente dos membros (23%) e o restante é de sponsors, universidades, fundações, governo federal, etc.

Last but not least, a PBS não é um mar de rosas. Enquanto o cabo (comercial) tem crescido a PBS tem apenas mantido o seu número de telespectadores. A PBS tem sofrido com o medo do terrorismo pelos norte-americanos (lets watch CNN round the clock), com a falta de simpatia de Washington com o "dizer a verdade" da PBS (e com aversão pela Cultura tão inerente aos Republicanos - metam uns boxers no David), com o desaparecimento de sponsors em parte graças à recessão económica, com alguns compromissos feitos na programação, etc.

A UE não poderia ter uma PBS mas em que não fosse tudo produzido na Alemanha e França? ;-) MAs será que na Europa é possívelter uma televisão "politicamente incorrecta" (leia-se verdadeiramente democrática) que sirva para o debate, e a abertura a diversas opiniões, de maiorias e minorias, e sem uma única verdade religiosa?

Tanto mais que havia por falar. Está tudo no sítio do costume. Na WWW. :-)”


(Nuno Figueiredo)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]