ABRUPTO

19.11.03


MÁQUINA / HOMEM 4

"Uma pequena reflexão maquinal: O homem é um animal racional, pensamos nós desde a Grécia. Se é o "racional" que nos diferencia dos outros animais, não deixa de ser com uma saborosa ironia que vemos o racional como a primeira vítima séria do assalto dos computadores (os trabalhos físicos e os repetitivos são irrelevantes para o caso)."

Jorge Camões SerPortugues(Ter Que)

"Como é evidente, estamos muito longe das máquinas verdadeiramente inteligentes (autónomas) da ficção científica. Mas ainda que fosse possível virmos a criar este tipo de máquinas, não deixaríamos de ser nós os "transmissores" dessa inteligência. Porque será que alguns de nós apreciam tanto comparar-se às máquinas que criamos? Acho que poderíamos chegar a interessantes conclusões, se analisássemos esta questão…

Imagine que eu sou do tempo dos cartões perfurados e das primeiras máquinas tabuladoras. Imagine o meu espanto e a minha satisfação quando utilizei, pela primeira vez, uma máquina programada por mim (nós…) para calcular vencimentos! Que diabo! Então se, com a ajuda da máquina, consegui fazer um trabalho em 2 horas que demorava uma semana a executar a uma equipa de meia dúzia de pessoas (com grosseiros erros à mistura…), não será um motivo de enorme satisfação para quem o realizou? A que propósito me deveria sentir humilhado por um punhado de circuitos impressos?"


(J. C. Marques)

"Relativamente à discussão sobre Inteligência Artificial, naquele caso o xadrês, achei que teria interesse em visitar este sítio. Trata-se de um 'bot', neste caso um 'diva-bot' que pretende emular uma pessoa real. O programa deste bot (a Lauren) e muitos outros, tem raíz no ALICE, o primeiro bot deste tipo, construído através de milhares de instruções fornecidas por gente em todo o mundo. Estes bot's aprendem e fazem perguntas também. Caso queira experimentar, tente fazer perguntas interessantes, mesmo filosóficas. Ficará surpreendido. O algoritmo é algo limitado mas é fascinante ver a sua capacidade de interpretar linguagem natural e a sua 'cultura geral'. Caso as perguntas sejam muito complexas ele dará respostas genéricas (erros). Há bots de todo o tipo. Alguns têm bases de dados de ciência, outros de produtos bancários etc., e já estão a ser utilizados em sites oficiais como hosts virtuais. O futuro certamente... "

(Lourenço Bray)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]