ABRUPTO

18.11.03


MÁQUINA / HOMEM 2

O problema filosófico, ou mais modestamente antropológico, é simples de colocar e difícil de resolver: existe uma reserva específica de pensamento "humano" que não possa ser emulado por uma máquina? Não basta que a limitação a essa emulação seja apenas a da complexidade, é preciso que haja uma qualidade indissolúvel do humano que não seja possível tornar "artificial".

Daqui se deriva para mil e um problemas conexos: o que é o "homem" , é ele também uma máquina? ou, como Descartes o colocava, como pode um "fantasma" (a alma) controlar uma máquina (o corpo), o software o hardware? a partir de que ponto é que se pode considerar que uma máquina "pensa" (a questão do teste de Turing)? não são as máquinas (e o software neste caso) produto humano e portanto as máquinas não são inteiramente máquinas? podem as máquinas ser programadas para ter afectos (a questão do filme Artificial Intelligence)? , etc. Por aí adiante.

Rios de tinta filosófica, científica e ficcional tem tentado responder a esta questão, que o "nosso" representante Kasparov, está a ajudar a resolver, diante do representante "deles".

*

"No meu blog, tenho dedicado uns posts a este evento. Desde há longa data que acompanho estes duelos Homem / Máquina. No xadrez, o domínio da máquina ainda não se verifica, pois estas ainda têm imensas dificuldades em lidar com posições cerradas. Quando não há 'nada para fazer' os diversos programas patinam, fazem lances de espera que normalmente deterioram a posição. É evidente que isto varia em alguns programas. Talvez o Fritz não seja o melhor adversário para defrontar Kasparov. O 'Deep Junior' revelou-se muito mais poderoso e outros, que não arranjam patrocínios comerciais, poderiam dar mais luta, mesmo no campo estratégico. É o caso do 'Schredder 7.0' e muito especialmente do 'Hiarcs 9.0'! "

(Valdemar)

"Nos próximos tempos, penso que ainda podemos ostentar "orgulhosamente" o triunfo da mente sobre a máquina! :) Apesar da capacidade de previsão simplesmente astronómica que uma máquina daquelas consegue implementar associada a técnicas mais elaboradas de inteligência artificial, ainda não é capaz de superar - pelo menos nem sempre! - a capacidade de "computação biológica" quando bem treinada e alimentada, como é o caso de mestres como Kasparov."

(Ricardo Rafael)

Recebi também uma carta, (cujo original infelizmente se perdeu), lembrando que os humanos ainda permanecem imbatíveis no jogo oriental do Go , uma simulação , como o xadrez, de uma batalha.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]