ABRUPTO

22.11.03


HERANÇAS E DESEJOS

Não sei em que jornal (no Público, talvez) escrevi, no início do século XXI, estes “desejos em dois mil caracteres a favor da anestesia e contra a bomba atómica”. Infelizmente, o ponto dois tornou-se rapidamente actual. Este texto é obviamente anterior ao 11 de Setembro e ao Iraque, mas parece-me ser texto de blogue e dever ficar registado aqui.

“Primeiro : resolver o dilema malthusiano entre o crescimento da população e os recursos. Resolver este dilema sob as suas formas clássicas e modernas implica várias coisas difíceis: mudar o nosso modelo predatório de crescimento industrial , controlar as pressões sobre a ecologia geradas pelo acesso das multidões do terceiro mundo a consumos de massa , descobrir novos processos agrícolas , encontrar na conquista espacial um novo “espaço vital” para a humanidade .

Segundo : resolver o problema da evolução da guerra para formas baratas e facilmente disponíveis de destruição maciça . Isto significa encontrar meios para controlar a disseminação do armamento nuclear, químico e biológico, a miniaturização das armas , o terrorismo tecnológico . Não se vê bem como, sem haver uma polícia mundial.

Terceiro : impedir a utilização do conhecimento do genoma humano e das técnicas de engenharia genética para criar uma versão moderna dos “homens superiores” . Aproveitar, pelo contrário, o enorme potencial dos conhecimentos previsíveis do código genético para aumentar o numero de anos de vida dos humanos , evitar as doenças evitáveis e adaptar os humanos às mudanças da sua ecologia . Seguir no caminho das únicas coisas que parecem um verdadeiro progresso neste século: a anestesia, por exemplo .

Quarto : encaixar sem crises o provável conhecimento e contacto com biologias extra-terrestres no nosso sistema solar ou fora dele, aceitar que a vitória do Deep Blue no xadrez lança a luz certa sobre a nossa “inteligência” , compreender profundamente as novas dimensões do saber que nos trarão telescópios como o Hubble renovado ou as novas técnicas biológicas .

Quinto: impedir que se viva numa outra sociabilidade na qual a democracia estará em risco de ser substituída por uma demagogia mediática totalitária , em que se sobreviva tecnologicamente “dopado” por uma envolvência afectiva de imagens em movimento em todas as dimensões , em que a riqueza e a pobreza serão resultado da forma como soubermos usar a informação e resistir à manipulação , em que a criação e a beleza terão que ser defendidas da usura dos tempos .

Não é brilhante, pois não? Mas as heranças do XX para o XXI são estas.”

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]