ABRUPTO

18.10.03


LISTA DO OBSERVER – LIVROS QUE NÃO CONHECIA

e que foram lidos pelos leitores do Abrupto:

“Nele refere uma listagem dos melhores cem, e menciona os que de todo desconhecia. Entre eles, a obra de John Buchan, que serviu de sustentação a Hitchcock para uma das suas obras mais conhecidas, The thirty-nine Steps. "

(Victor Peres)

Achei interessante a lista de livros publicada, dos quais também todos desconheço. Curiosamente o The Thirty-Nine Steps li juntamente com minha filha quando ela estava no 9º. ano. “

(Paula Canaveira)

Leia o Riddle of the Sands (publicado pela Penguin). É um romance de aventuras de dois jovens ingleses, passado no Mar Báltico, entre os bancos de areia da costa alemã, escrito em 1903, antecipando já a 1ª guerra mundial, com algum humor, prezando valores como a honra e dignidade pessoais, ingénuo para a nossa sofisticação de violência e sexo, tem um gosto saudoso a coisa do Cavaleiro Andante.
O Oscar e Lucinda(*) tem graça, passa-se na Austrália com um par de jogadores viciados que decidem construir uma igreja de vidro numa zona inóspita, mas não vale, realmente a pena.
Os Thirty Nine Steps deram origem a 2 ou 3 filmes, o primeiro dos quais nos anos 30, com o Robert Donat.É dos primeiros romances de espionagem que põem em cena um inocente apanhado nas malhas de uma organização tenebrosa, perseguido por todos, polícia e bandidos. Tem uma imensa frescura e o picante do herói estar algemado a uma menina bonita uma boa parte do tempo. De antipático apenas a extrema xenofobia e o patriotismo delirante do autor, ao pé de quem o Kipling é um moderado amador. Defeitos que, no entanto, não transparecem neste livro, ao contrário doutros do Buchan, que os ingleses conservadores adoram.”


(José Vaz de Mascarenhas)


"O vento nos salgueiros" ou Wind in the Willows é um livro para crianças muito bem escrito e sonhador. Não como os maus livros para crianças que por serem tão chatos para os adultos passam para as crianças. Recomendável mesmo para os mais "graudos".
Aqui vão alguns sites onde pode encontar livros gratis - inlusivé o fantástico "vento nos salgueiros".

1) Projecto gutemberg - lá pode encontar o vento nos salgueiros


(Filipe Charters de Azevedo)


Sobre as "leituras de avião" e a lista dos 100 melhores romances do Observer, ewscrevo-lhe só para dizer que considero Oscar and Lucinda, de Peter Carey, um excelente livro. Aliás ganhou o Booker Prize de 1988, o que para mim quer dizer qualquer coisa. Como actualmente a maior parte do que leio é de matriz anglo-saxónica tenho o Booker (agora parece que se chama Man Booker) na conta de um prémio muito importante e pessoalmente sigo-o com mais atenção que o Nobel. Curiosamente Coetzee, embora incluído na longlist do Booker deste ano, não ficou na shortlist (tal como Martin Amis, mais uma vez) e penso que merecidamente, porque Elizabeth Costello é decepcionante.

Luis Rebolo

(*) Nelson de Matos informa-me que Oscar e Lucinda, de Peter Carey (Booker Prize de 1988), está publicado em Portugal. Assim como os seus outros romances: Jack Maggs e A Verdadeira História do Bando de Ned Kelly (Booker Prize de 2001) na Dom Quixote.



(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]