ABRUPTO

16.10.03


ISTAMBUL

tem mais vida que dez cidades da Europa juntas. Parte dessa “vida” vem da pobreza, parte vem da história, e parte vem do futuro da Turquia. Não sei que parte vencerá, mas que há uma força imensa nestas ruas de multidões, de gritos, de demografia a pleno vapor, de caos, há.

ISTAMBUL 2

Se a UE, “Bruxelas” como dizem os ingleses, pensa “uniformizar” esta rua de Istambul à força de directivas e do “aquis communautaire”, tire daí as ilusões. Tragam a Comissão e os burocratas uma hora ao Grande Bazar, ou, melhor ainda, para lá do ouro e das carpetes, para o Bazar das especiarias, e a sua extensão natural nos mercados ao ar livre, até junto da ponte de Gálata, no meio das mil e uma variantes de azeitonas, de queijo, de fruta, de chás, de doces, de pós e folhas com cores vibrantes, misturados com sapatos, malas, perfumes com os melhores nomes falsos que há no mundo, onde tudo tem um ar proibidíssimo, e totalmente desregulado.

(Pensando bem, nós também temos a feira da Santana, só que não é no centro de Lisboa, e os produtos agrícolas são piores.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]