ABRUPTO

1.10.03


EARLY MORNING BLOGS 52

Voando sobre um ninho de blogues, encontrei um retrato de como o tempo passa sem darmos por ela, no quotidiano da Memória Inventada ; vi a chuva que invade a pátria no quadro de Caillebotte, que vem no Salmoura ; e acompanhei uma família portuguesa na ida à neve pelo Gato Fedorento, quando

um português de classe média, média-alta, paga mais de cem contos por semana para experimentar viver como um português de classe baixa.”

Se fosse só na neve….

EARLY MORNING SONGS: estão-se a tornar tão populares como foram os “Objectos em extinção”, antes destes passarem, eles próprios, à extinção.

Rui Almeida incluiu no seu blogue "um contributo para a colecção de "early mornig blues" (...) Os Led Zeppelin são uma das minhas descobertas da adolescência (…), num tempo em que os revivalismos ainda não estavam na moda, mas que me foi proporcionada pela convivência com pessoas da sua geração.”

Petronius, o Árbitro das Elegâncias , lembra, para quem não tivesse dado por isso, que a letra dos Alabama 3, álbum Exile on Coldharbour Lane, faixa “Woke Up This Morning”, que já aqui se publicou, é que abre os Sopranos, na viagem de Tony a caminho de casa. Lembram-se?

"You woke up this morning
The world turned upside down,
Things ain't been the same
Since the blues walked into town.
You've got that shotgun shine.
Born under a bad sign.
With a blue moon in your eyes
."

José Manuel de Figueiredo mandou-me uma verdadeira antologia matinal. Aqui vai um exemplo de Sinatra (depois dos Sopranos fica bem) :

In The Wee Small Hours Of The Morning

When the sun is high
In the afternoon sky
You can always find something to do
But from dusk til dawn
As the clock ticks on
Something happens to you

In the wee small hours of the morning
While the whole wide world is fast asleep
You lie awake and think about the girl
And never even think of counting sheep

When your lonely heart has learned its lesson
You'd be hers if only she would call
In the wee small hours of the morning
That's the time you miss her most of all

When your lonely heart has learned its lesson
You'd be hers if only she would call
In the wee small hours of the morning
That's the time you miss her most of all"


Renato Martins envia-me algumas sugestões em português. Uma delas é de Chico Buarque (também cantado por Caetano Veloso - Qualquer coisa, 1975) de 1969

Samba e amor

"Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito sono de manhã
Escuto a correria da cidade, que arde
E apressa o dia de amanhã

De madrugada a gente ainda se ama
E a fábrica começa a buzinar
O trânsito contorna a nossa cama, reclama
Do nosso eterno espreguiçar

No colo da bem-vinda companheira
No corpo do bendito violão
Eu faço samba e amor a noite inteira
Não tenho a quem prestar satisfação

Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito mais o que fazer
Escuto a correria da cidade, que alarde
Será que é tão difícil amanhecer?

Não sei se preguiçoso ou se covarde
Debaixo do meu corbertor de lã
Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito sono de manhã"


*

Bom dia.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]