ABRUPTO

17.9.03


NÃO POSSO ESTAR MAIS DE ACORDO

com o que diz o Paulo Querido e que cito aqui:

"As manobras de contra-informação, propaganda e despistagem no caso Casa Pia estão ao rubro e encontraram um meio espectacular para se propagarem: a Internet e, agora, os blogs.

Idem para as teorias da conspiração (alvo de um programa de humor na SIC Radical, btw).

«Acredite se ler num blog» -- parece ser o lema do momento, seguido indiscriminadamente pelos tontos em geral (no surprise), jornalistas ansiosos (idem) e fazedores-de-opinião avulsos (surprise!).

O blog Muito Mentiroso (não contribuo com o link) continua a sua campanha e começa a ter uma legião de leitores, ávidos de tricas, confusões e teorias. Pior: surgem páginas do género, aumentando ainda mais o ruído. Páginas, blogs, sites, canais de IRC, mailing-lists. Uma torrente de lixo só comparável ao spam e aos programas de entretenimento prime-time dos canais generalistas. Tanto bit mal gasto, jasus!

Sei que, discretamente, há quem ande à procura do(s) autor(es). Não sei se alguem anda "oficial" ou oficiosamente... nem isso me interessa. Encolho os ombros. Nada posso fazer (excepto não fornecer links) perante a avidez humana pelo conspiratório."


Depois de ter escrito a nota inicial sobre o "mentiroso" nunca mais lá voltei, nem nenhuma curiosidade me move perante o que lá está escrito. Não tinha, no entanto, dúvidas de que uma opinião pública mórbida, retrato do nosso atraso cultural, iria correr para lá a toda a velocidade, babar-se de uma curiosidade infecta, próxima do ressentimento social que é tão poderoso em Portugal, e é motivo profundo de tanta coisa. Nem sequer tem consciência de que, ao fazê-lo, dá sentido ao crime, torna o crime eficaz. E ainda estou por perceber por que razão as autoridades, que têm a obrigação de combater o crime, permanecem olimpicamente indiferentes.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]