ABRUPTO

20.9.03


EARLY MORNING BLOGS 44

Ontem enganei-me no título e coloquei lá “Early morning blues 43” . Corrigi só quando, ao gravar o texto, dei pelo erro. Há uma espécie de cegueira do autor, que quem escreve, e tem que rever o que escreve, conhece bem. Está o erro evidente – outro dia era Bernard Williams em vez de Bernard Lewis – e no entanto, mil vezes que me leia, nunca vejo nada. O que me vale são os meus editores reais e invisíveis, que olham por mim, no preciso sentido do termo, e me corrigem as gralhas e os erros.

Não há, penso eu, quarenta e três “Early morning blues”, mas há bastantes. Já recebi vários, embora ainda falte o de Nat “King” Cole. Os meus gentis leitores ajudam-me a procurar. A Eduarda Maria escreve-me propondo-se “ir à loja de discos daqueles rapazes do High Fidelity do Nick Hornby. Aposto que teriam lá um vinil do Nat King Cole com os lyrics que, pelos vistos, andamos muitos à procura. Pensando melhor, talvez corressem comigo por perguntar pelo Nat King Cole.”. “Apetecia-me poder” diz a Eduarda. É , às vezes também me apetecia estar na Strand da Broadway e não na "velha Europa".

O Eduardo Silva manda outra letra, na tradição do “early morning”.

Woke up this mornin'
What a strange thing to do
Woke up this mornin'
Got them early mornin' blues
I think I've had enough bad news

I hear that ringin'
Piercing through my head
I hear that ringin'
Piercing through my head
I think I'll turn it off now
And stay in bed

It's eight o'clock now
And I should be on my feet
It's eight o'clock now
And I should be on my feet
But there's too many people
I don't want to meet

Try to make my breakfast
But I can't find a bowl
Try to make my breakfast
But I can't find a bowl
My stomach feels
Like an empty hole

I'm on my way now
But I don't know where to go
I'm on my way now
But I don't know where to go
I've been late so many times
It's starting to show


Já repararam que, nos blues em que as pessoas trabalham, tudo se levanta muito cedo? Não passaram a noite a escrever blogues nictalopes, nem a esperar pelo matutinum , a hora da mudança, como escreve o velho mestre de Sevilha : “Matutinum est inter abscessum tenebrarum et aurorae adventum; et dictum matutinum quod hoc tempus inchoante mane sit.” Um dia destes, vem o texto, completo e traduzido, sobre as horas e as vigílias romanas. Mas nestes tempos , o Abrupto guia-se pela noite antiga, “antiquíssima e lustral” (cito de cor), como dizia Pessoa.

Ontem, o Abrupto teve o seu dia mais visitado, mais de 6000 "pageviews". Andam demónios à solta, algures.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]