ABRUPTO

6.6.03


SOBRE O ARTIGO DO PÚBLICO

Acompanhei algum debate nos blogs sobre o artigo que escrevi para o Público de ontem sobre o Preâmbulo do projecto da Constituição Europeia . Tive também uma animada conversa sobre o artigo com um grupo de meus colegas socialistas do PE , que a greve dos controladores aéreos franceses atirou à última hora para o mesmo avião que tomei em Bâle . O avião é um daqueles pequenos jactos brasileiros da Portugália pelo que viemos todos literalmente em cima uns dos outros , com o Público e o 24 Horas como food for thought .
O que eu queria precisar era o seguinte : a referência ao papel histórico do cristianismo é indispensável num texto que parte da herança clássica greco-latina para chegar ao Século das Luzes . Omitindo-se o cristianismo , a referência solitária ao Século das Luzes ganha um outro relevo e só pode explicar-se numa lógica de exclusão .
O que defendo é a inclusão de uma referência histórica insubstituível, tão insubstituível como a referência ao mundo greco-latino . Ora nestes termos esta referência não quer dizer que só pode estar na Europa quem for cristão . Bem pelo contrário , penso que nenhuma razão religiosa deve excluir países de maioria muçulmana e defendo a entrada da Turquia quando cumprir plenamente as condições de adesão , principalmente em matérias como os direitos humanos e a protecção das minorias .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]