ABRUPTO

17.6.03


OS MEUS LIVROS

No último Os Meus Livros vem uma série de depoimentos sobre os livros proibidos lidos antes do 25 de Abril . Os que dizem que os livros proibidos eram os do Eça (Carlos Reis , Helena Sacadura Cabral ) nunca leram verdadeiramente nenhum livro proibido e estão a dar-se ares de "antifascistas" . A história de colar o Canto IX dos Lusíadas com fita cola também me parece lenda urbana ...
Para quem viveu esses tempos , - e eu tive dois livros meus proibidos quanto mais ler outros sous le manteau - , percebe-se tão bem quem está retrospectivamente a inventar-se e quem de facto sabe do que fala . Não há volta a dar-lhe .

Só agora reparei que a coluna habitual de Marcelo Rebelo de Sousa na revista se chama "Li e gostei" . Na lista dos "lidos" deste mês estão sessenta e cinco livros , mais de dois por dia , incluindo o Dicionário Prático para o Estudo do Português e Gestão de Serviços . A Avaliação de Qualidade . Isso é que é "ler" ! A coluna devia era chamar-se "Faço listas de livros e gosto" . Ele e Os Meus Livros . Depois queixem-se da banalização da leitura .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]