ABRUPTO

29.6.03


OBJECTOS EM EXTINÇÃO 9 (Actualizado)

1. Realizam-se as comemorações dos 150 anos do objecto que deu origem a esta série de notas: o selo postal. O Público tem hoje um artigo sobre os primeiros selos portugueses, os “D.Maria”, um dos quais, novo, vale uns milhares de contos. Mas os selos estão mesmo em extinção e sobre o estado do e-postage saiu um artigo interessante no último número do PC Magazine.


2. Outras sugestões de objectos em extiinção enviadas pelos leitores do Abrupto:


- “a farinha 33 e óleo de fígado de bacalhau, nunca mais os vi”(Pedro Figueiredo)

- “um tabuleiro de glicerina que servia para um professor policopiar com a maior das boas vontades e alguma semelhança com os jornais clandestinos, os materiais que utilizava nas suas aulas. os ingredientes comprava-os na baixa, numa drogaria que não sei se também já foi extinta e depois preparava-se ao lume. Parecia uma receita de culinária. Tudo tinha de ficar muito liso no fim para não haver "falhas" na impressão. Porque é que eu tenho alguma saudade dos tabuleiros de glicerina? Porque era nova? sim, porque agora é tudo mais fácil.” (Maria Pereira)

- Mário Filipe Pires comenta este último objecto, o gelatinógrafo:

"Interessante a correspondência sobre os objectos em extinção, a referência que se faz ao tabuliero de glicerina chamava-se gelatinógrafo.
No entanto é pena que isso não seja divulgado, já que na falta de qualquer energia electrica ou solar permite fazer cópias e pode servir num aperto.
Já a noção de a dificuldade ser um dos atractivos é sintomática. O facto de ser dificil implica que haja empenhamento e verdadeiro entusiasmo. A facilidade de relacionamento que as tecnologias de comunicação permitem, tem levado á criação de relações de aparente proximidade que muitas vezes se revelam falsas.
Projectos que se iniciam com um núcleo de entusiastas verdadeiramente motivados e se vão alargando, podem a médio prazo acabar por divergencias de empenho. O sindroma dos trabalhos de grupo de liceu onde apenas um ou dois fazem o trabalho e os outros se limitam a assinar vem-me sempre á ideia nessas ocasiões."




(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]