ABRUPTO

29.6.03


ESTADO DO ABRUPTO (JUNHO 2003)

A semana passada deu-se uma pequena revolução na blogosfera, certamente fruto da maior exposição pública deste tipo de media: aumento do número de blogues e maior número de leitores para muitos blogues individuais.
O Abrupto, como penso aconteceu noutros blogues, teve um incremento muito significativo, quase o dobro, de leitores e “pageviews”. Neste momento atingiu as 70.000 “pageviews” em pouco mais de seis semanas (dados do Bstats o contador com uma série mais longa), sendo deste mês quase 43.000, até hoje. A média actual de “pageviews” diárias atingiu esta semana mais de 2.100, e mantém-se consistentemente acima de mil há várias semanas. O dia mais visto foi 23 de Junho em que houve mais de 3.000 “pageviews”, um efeito da reportagem do Público.

Os dias com mais afluência são segundas e quintas, embora haja uma frequência muito regular durante toda a semana e uma quebra no fim de semana e feriados. As melhores horas são o principio da tarde, o principio da manhã e as horas da noite.

O Abrupto é muito lido em Portugal, depois na Europa, a seguir no Brasil e nos EUA - Costa Leste e residualmente na Ásia (talvez Macau) e na Costa Ocidental dos EUA. Há um pico num fuso horário que deve ser dos Açores e Madeira. Comparativamente, os Estudos sobre Comunismo são mais internacionais do que o Abrupto.
Pela análise das “entradas” no Abrupto, análise mais difícil de fazer e só indicativa, um número muito significativo de visitantes vem de fora da blogosfera e chega ao blogue através de procuras no Google ou outros motores de busca ou entra directamente vindo da rede.

Há cerca de 200 blogues portugueses e brasileiros com ligações ao Abrupto. As “acções” do Abrupto no Blogshares subiram de 0.25 cêntimos para 199.57 dólares, à data em que escrevo esta nota.
Obrigado a todos.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]