ABRUPTO

17.6.03


DISCUTIR OS BLOGS

Só talvez para o fim de semana é que pegarei de novo no texto individual / "colectivo" que vai na versão 3.0 . O assunto continua a ser discutido um pouco por todo o lado , mesmo pelos que recusam a oportunidade ou o interesse da discussão, que é também um ponto de vista a ter em conta . Entretanto há contribuições muito interessantes que integrarei no texto , mas que ganham em ser divulgadas de imediato . Uma delas vem da equipa do psicossomática ( que está em baixa , mas espero que volte ) enviada em e-mail de que transcrevo partes :

"O que mais nos interessa nos blogs é a dimensão da personae em desdobramentos de personalidade de uma intensidade que encontra na Internet um meio altamente propício mas que nos blogs portugueses (pelo menos os que conseguimos ler) não vai muito além de relatos da vida real, os tais diários ou posts “umbiguistas” (no Brasil, por exemplo, o fenómeno blog encontra no domínio da fantasia casos absolutamente extraordinários!). "

"Ao longo deste tempo em que fizemos parte da blogosfera (...) dizíamos, demos conta da replicação de ideias e tiques que encontramos nos jornais e nos meios de comunicação em geral. Aquilo que, na fantasia de alguns, podia ser uma alternativa às vozes dominantes ou ao “princípio da realidade” revelou-se afinal o inverso ou o reverso dessa mesma fantasia, ou seja, cada blog exibia de uma forma regular a vontade expressa de chamar a realidade ou o desejo de uma identidade com “nome” (no sentido que Lacan lhe atribuía). "

"O que observámos na maioria dos comentários que fomos lendo nos blogs à imprensa escrita, nomeadamente, tem origem no desejo (legítimo, diga-se!) de protagonismo dos que o assinam, mesmo dos que assinam com nicks. Para nós este é que é o “princípio da realidade” da blogosfera, ou seja, o da passagem de um anonimato ou semi-anonimato virtual para a conquista de um nome no mundo real.
"


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]