ABRUPTO

27.6.03


CONVERSA

Duas personagens, o umbiguista primário e o umbiguista secundário, conversam numa esquina virtual. Conversam, aquecidos pelo sol virtual., muito excitados porque estão nos blogues e nos blogues é só sturm und drang..

Secundário - Em breve voltarei à discussão mais umbiguista dos blogues : a do umbiguismo. É uma discussão que te gera um pequeno incómodo, não é Primário , uma irritação …

Primário - … uma fermentação na alma, uma perturbação nem sempre mansa. Mas para que é que eu quero discutir os blogues e o umbiguismo , para que é que eu quero saber isso ? Eu quero fazer como eu quero. Pronto. Esta é a minha liberdade. Eu quero, eu falo, eu digo o que me apetece. Pronto. Vem de dentro e chega. Pronto.

Secundário – És um romântico preguiçoso …

Primário - … e tu, com a tua razão imperial, és contra a espontaneidade, contra o talento que brilha na escrita, contra a liberdade interior, insisto, queres é disciplina.

Secundário - Olha que não é a tua liberdade … só parece . Olha que nem sempre é talento, às vezes é só jeito, essa coisa muito portuguesa do jeito transformado em génio

Primário – O que tu queres , Secundário, é dominar-nos a todos pela via da interpretação, porque toda a análise nos tira a liberdade de não saber . É um aborrecimento ter que discutir estas coisas porque nos tiram a inocência e nós não gostamos de nos sentir atados pelo que sabemos e não podermos iludir que não sabemos o que sabemos. Depois em vez de parecer inocência, parece cinismo e isso é muito complicado.

(Virtualmente continua)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]