ABRUPTO

22.6.03


ATMOSFERA

Na blogosfera, metade parece estar deprimida porque ainda não foi para férias, outra metade porque já está em férias e uma pequeníssima minoria não consegue ficar deprimida. A mera existência desta minoria subversiva exige que se chame a Polícia do Pensamento.

Eu também não concordo com o artigo do Pedro Rolo Duarte. Aliás a expressão “não concordo” não é a melhor, porque o artigo tem pouco a ver com os blogues mas com as guerras tribais dentro dos blogues. Ele tem uma tribo que suspeito estar demasiado próxima no seu território de outra tribo, se é que não é o mesmo turf. Dizendo “não concordo” pareço estar a levantar a bandeirinha de um lado contra o outro. Só o digo porque, como ele tratou a parte como o todo, e usou algumas raivas disfarçadas de argumentos, não concordo.

Agora também há algumas verdades no que ele diz, como há nos que o atacam. Eu tenho uma velha mania que é tentar distinguir os argumentos, as informações, mesmo as boas frases, da ganga. E tenho um velho hábito, aquele que é para mim o fundamento da sociedade liberal em que quero viver, de ouvir os outros. Não, não é caridade cristã, nem dar a outra face, é curiosidade, gosto pela discussão, e uma palavra pouco ouvida neste universo de grandes excitações – tolerância. Excluo da tolerância a estupidez e a ignorância arrogante.

“Tomar partido” é uma coisa muito séria , e só se justifica para coisas muito sérias. A gente na vida “toma partido” poucas vezes, não pode estar a viver sempre num estado de grande excitação moral. Vejam lá o que é que esse permanente exibicionismo moral deu no Dr. Portas.

Há pouca renovação em muitos blogues ao fim de semana , ao domingo em particular. Quando se fizerem teses académicas sobre a blogosfera, este será um indicador interessante. Porque é que os nossos autores “trabalham” tanto à semana e descansam no fim de semana numa actividade que defendem, com unhas e dentes, ser “lúdica” e “desinteressada” logo propícia aos fins de semana ? Foi porque Deus Nosso Senhor lhes disse para descansar? Duvido.

A resposta mais imediata tem a ver com a condição social dos autores dos blogues, em todos os sentidos – profissão, acesso à rede nos locais de trabalho, condição estudantil, tempo livre “arrancado” ao trabalho, o chamado “direito à preguiça”, e a relação de solidão urbana em frente a uma falsa máquina de companhia , o computador, etc.

Mas suspeito que há uma outra razão indizível que está a trabalhar como a toupeira: há quem olhe para as “audiências” e saiba que o fim de semana não é grande coisa, e, como nas televisões, não vai gastar os melhores programas quando há pouca “audiência”. Bem vistas as coisas é natural, os blogues são um meio de comunicação, obedecem a lógicas idênticas.


Etiquetas:


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]