ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
8.5.03
A Visão de hoje é um exemplo típico de como é estéril o pensamento da nossa esquerda "independente" - não gosta do PS , mas vota no PS ; ataca o PCP a favor do PS , mas tem-lhe uma reverência total pelo "antifascismo" ; gosta do BE , mas vota no PS por bipolarização . etc . por aí adiante . Vejam-se os artigos - um cheio de raiva do José Carlos Vasconcelos , outros cheios de nada ou coisas piores de Pintasilgo e de Helena Roseta , um de Boaventura muito interessante pela enunciação do que é bom ou mau ( serve de índice à Visão ) , etc. Os elogios a Soares e Freitas são espantosos . Saramago que anda mais azedo que o costume , idem .
Mas esta corrente ideológica tem mais poder do que se pensa , nos meios culturais , nas editoras , no establishment das fundações e dos prémios . Podem não conseguir promover tudo o que querem nos meios literários e artísticos - no Jornal de Letras , pago do OE em nome dos professores de português - mas conseguem exercer um efeito de marginalização , o que é bem mais importante . Etiquetas: Boaventura Sousa Santos, José Carlos Vasconcelos, Maria de Lurdes Pintasilgo (url)
© José Pacheco Pereira
|