ABRUPTO

16.5.03


PAÍS BASCO

Queria voltar à questão do País Basco. Nós estamos sempre prontos a apoiar as mais longínquas das causas, particularmente as que são politicamente mais fortes e conhecidas e esquecemo-nos de que aqui perto há uma parte de Espanha onde existe terror puro, violação das liberdades, opressão violenta sobre algumas opiniões, uma sociedade que alguns partidos estão a criar como opressiva. O problema não é apenas o terrorismo da ETA é o comportamento dos nacionalistas bascos que são maioritários, controlam o sistema escolar, a administração, a televisão e os órgãos de comunicação e usam-nos para manter um clima de intimidação sobre os que consideram “espanholistas”.

Há mil e uma formas como essa intimidação funciona: afastando de cargos os que não sabem basco – uma língua que em muitos sítios do país basco tinha praticamente desaparecido - , obrigando ilegalmente os eleitores a apresentarem um “cartão de identidade basco”, identificando-os assim politicamente e intimidando quem vota, ameaçando comerciantes a pagar um “imposto”, usando as escolas para ensinar uma variante extremista e não rigorosa da “história basca” , etc., etc..

Eu participei por solidariedade nas ultimas eleições bascas , onde pude testemunhar qual era a realidade da vida infernal dos meus colegas do Parlamento Europeu a terem que andar sempre com guarda-costas atrás , sorte que partilhavam com muitos outros militantes e eleitos do PP e do PSOE , apenas por delito de opinião política . E pude imaginar o que é lá viver quando as paredes estão cheias de inscrições como esta que fotografei então em Gernika : " ..... el seguiente vas a ser tu " .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]