ABRUPTO

22.5.03


OBJECTOS EM EXTINÇÃO

Tenho recebido várias respostas quer em correio electrónico , quer nos blogs à sugestão que fiz de um catálogo dos objectos em extinção.
Há coisas interessantes neste catálogo : uma é sermos capazes de identificar o “vento” da história à nossa volta , outra distinguirmos onde ele sopra mais e onde ele quase não sopra . Por exemplo , é mais fácil de perceber nos objectos associados a determinadas tecnologias, do que noutros mais próximos do nosso quotidiano .

O Contrafactos faz uma referência pertinente ao sitio dos Media Mortos que cobre essencialmente instrumentos e tecnologias associados à comunicação e à informação . Talvez nessa matéria não valha a pena ir mais longe , dado que as listas aí arquivadas são bastante completas . Revelam aliás a enorme aceleração tecnológica dos últimos cento e cinquenta anos , mostrando até que ponto essa velocidade deixou atrás de si um imenso rastro de objectos que hoje ninguém saberia para que serviriam e como funcionavam .

A maioria das propostas que me foram enviadas são naturalmente desta categoria :

Há várias referências ao telefone, aos telefones antigos, de disco (Sopa de Pedra e Folhetim Iluminados ) e aos sistemas de numeração telefónica que podiam indicar zonas dentro da cidade e que entretanto desapareceram . (Folhetim Iluminados )

A disquetes , e outros media de registo electrónico

Chaves do carro , proposto pelo Complot , a serem substituídas por outro tipo de “chaves” electrónicas .

Pager ou Bip

O saco de plástico publicitário , rolo de fotografia , livro em papel , com mais ou menos certezas ou dúvidas , propostas em A Piolheira .

A Piolheira sugere os únicos exemplos que saem deste domínio exclusivo dos Media Mortos ou a morrer , para outro tipo de objectos : o maço de tabaco , e a caixa de fósforos .

(Continua)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]