ABRUPTO

22.5.03


OBJECTOS EM EXTINÇÃO 2

Num e-mail que recebi de Alexandra Soares Rodrigues fazem-se vários comentários de método pertinentes e uma lista de sugestões de objectos em extinção .

"Eu tinha interpretado a sua sugestão como um exercício de constatação e não de futurologia (sem ironia). Como tal, quando comecei a fazer a lista, colocaram-se-me imensos problemas relativos a algumas fronteirizações. Do tipo: alguns objectos podem ser sentidos por mim como em desuso, mas ainda serem vulgares em estratos da população latos ou estreito. Ou, ao contrário, outros objectos podem ainda ser usados por mim e serem considerados "arcaicos" pela maioria das pessoas. Não seria, pois, aconselhável operar com fronteiras do tipo regionais, sócio-culturais, etc.? Outra coisa: what do you mean by "nossa geração"? "

A lista de objectos inclui :

"- o mais óbvio de todos: escudos;
- ganchos de cabelo para fazer um penteado que na minha terra se chama "crucho" e que é amplamente tratado numa série de pinturas da Graça Morais;
- véu para ir à missa (embora não seja já do tempo em que eu ia à missa, mas do infância dos meus pais);
- joelheiras para remendos;
- faca para cortar papel;
- candeia;
- protector de sapatos;
- ceroulas;
- penico;
- fraldas de pano;
- polainas;
- combinação (underware).

Quanto a futurologia, varas manuais de esvarejar oliveiras estão a ser (só agora na minha terra - sou transmontana) substituídas por varas mecânicas.
Parece-me que objectos como os ditos ganchos, juntamente com o penteado para que servem, soam arcaiquíssimos. Eu, que nasci logo a seguir ao 25 de Abril, ainda uso de vez em quando, mas é um objecto desconhecido por muita gente da minha idade.


E , por último , algumas sugestões interessantes de alargamento da lista :

"Isto leva-me a pensar que seria também interessante fazer outro catálogo: o das atitudes/comportamentos em vias de extinção. E mais um catálogo: de palavras ou expressões em desuso. E, já agora, confrontar objectos em extinção com as palavras que os designam. Do tipo: grafonola. O objectivo era ver se a palavra prevalece numa expressão "falar como uma grafonola" .



Veja-se também sobre o mesmo tema um muito interessante comentário ( e outra lista de sugestões ) em A Janela Indiscreta .



(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]