ABRUPTO

28.5.03


O TEMPO

Há um ponto comum em vários "fios da meada" ( há em português alguma designação para "threads" ?) que daqui tem origem e depois são puxados noutros sítios . Os "objectos em extinção" e o "ler duas vezes" tem um ponto em comum - são sobre o tempo . No primeiro caso , o tempo é mais material , hard , de algum modo inevitável como todo o tempo é . No segundo , é o tempo psicológico , a nossa fábrica interior que se revela quando lemos diferente o mesmo livro .

OBJECTOS EM EXTINÇÃO 5

Um exercício que fiz para tentar encontrar mais objectos em extinção foi proceder ao contrário : tentar identificar aqueles que me parece impossível que desapareçam . sei lá , em cem ou duzentos anos , senão mais . E olhando à minha volta vários objectos parecem-me tão indispensáveis que é pouco provável que desapareçam : cadeiras , mesas , camas , pratos , copos , alguns talheres , a colher em particular . São objectos muito dependentes da forma física do nosso corpo , do modo como ele pousa , ou se alimenta .
O que é interessante é que todos eles são os mais antigos dos objectos - o interior de uma casa de Pompeia não é assim tão diferente nestes objectos do quotidiano de uma casa actual . A resistência destes objectos à extinção parece assim muito mais adquirida do que todos aqueles que são mais recentes . Tudo o que é recente à minha volta ou está a desaparecer ou a ser substituído rapidamente . Se for assim há um núcleo de objectos tão próximos do humano que nos acompanham há milénios .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]