ABRUPTO

24.5.03


CASO CASA PIA

A bomba inteligente e a Piolheira pedem-me uma opinião sobre o caso das investigações da pedofilia . Há várias razões porque penso que neste caso nada de útil poderia dizer no blog , nem este me parece a forma apropriada para uma opinião que teria que ter mais solidez do que as “impressões” , para acrescentar alguma coisa . Porque “impressões” é o que há por todo o lado .

Depois há outras razões . Primeiro porque falei sobre essa matéria em devido tempo – quando do lançamento do meu livro Vai Pensamento coincidindo com a primeira semana do escândalo - e , com toda a franqueza , não penso que valha a pena acrescentar algo mais . Quando disse o que disse ainda praticamente ninguém se tinha pronunciado a não ser para repetir os apelos ao sangue e já se percebia muito bem onde isto iria dar . Nada do que aconteceu a seguir me surpreendeu , nem quanto ao caso em si mesmo , nem quanto ao comportamento dos media e dos políticos . Uma nota breve : nessa mesma noite a Felícia Cabrita respondeu-me da solidão da sua cadeira na SIC , com as imprecações do costume . Nem ouvi .

Segundo , sobre a pedofilia propriamente dita e sobre o caso belga já escrevera antes do caso Casa Pia , sobre a selvajaria do modo como mediaticamente se transforma tudo isto num espectáculo , também .

Terceiro , salvo raríssimas excepções , quando há situações destas , combinando negligência criminosa , crimes de poderosos , vozearia justiceira nos media , moralismo a rodos , cabalas , perseguições e conspirações , a avalanche de palavras é tal , que me apetece é estar calado .

Quarto , se pensam que isto é um grande abalo nas instituições do país , enganam-se . No que elas se podem abalar , já estão abaladas . Isto passará porque o excesso de comoção é artificial , no fundo ninguém quer verdadeiramente saber do que é relevante , mas apenas da poeira . Há mais voyeurismo do que genuína preocupação .

Por último , se houver alguém interessado em ouvir uma actualização da discussão sobre o caso Pedroso e escutas ao PS , amanhã no Flashback da TSF a questão é discutida e penso que o programa ficou bom .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]