ABRUPTO

14.5.03


ASTROLOGIA "PÚBLICA"

Uma notícia da Lusa , retomada no Blog de Esquerda , levanta um problema sério , penso que de uma forma errada .

«Cerca de 30 cientistas portugueses protestaram hoje contra a contratação de astrólogos pelos meios de comunicação do Estado, situação que consideram "incompatível com o rigor orçamental" e "imoral do ponto de vista pedagógico".
"Só a Sra. Cristina Candeias [astróloga convidada do programa "Praça da Alegria", da RTP-1] tem mais tempo de antena, por semana, na televisão estatal do que todos os cientistas e todas as instituições de ensino e investigação do país", denunciam os cientistas.
Num abaixo-assinado que foi enviado ao Presidente da República, Jorge Sampaio, ao ministro da Presidência, Morais Sarmento, e à Direcção de Programas da RTP, é denunciado o uso de fundos públicos para o pagamento de "actividades pseudo-científicas".
O documento lamenta que no âmbito das recentes medidas para controlar as contas públicas tenham sido efectuados cortes ao orçamento dedicado ao ensino e à investigação, o que se reflectiu "numa diminuição do número de bolsas de investigação atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)", enquanto são subsidiadas "actividades pseudo-científicas".»


Sou muito avesso a este tipo de protestos do género tirem o dinheiro daí para o colocarem aqui , porque acho que neste caso iguala quem pede com quem recebe . Sou para além disso avesso à sistemática exigência de dinheiro ao estado e , como se sabe , entendo que não devia haver televisão "pública" .

O problema está exactamente na imensa ambiguidade desse carácter "público" da televisão generalista que faz com que os seus defensores entendam que os programas de variedades fazem parte do serviço público . E sendo assim , lá tem a astróloga , que é igual na sua actividade ao ilusionista , ao domador de leões , à cantora , ao bailarino - são "variedades" e não "actividades pseudo-científicas". Quem defende a televisão pública generalista não pode dizer não ao Alexandrino , nem ao Prof. Karamba , nem ao futebol , nem à Maya , nem às bruxas , nem a qualquer outro artista de variedades . Está inscrito no modelo - é para entreter .

Agora saber porque razão é que as pessoas entendem que a astrologia é uma "ciência" , isso tem mais a ver com a escola e com o papel ausente da ciência num país dominado pelas humanidades como condição de cultura . Mas isso é toda uma outra discussão .



(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]