ABRUPTO

9.12.05


QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO:
4. ETERNO REPOUSO (LEVITAN)


Levitan pintou este quadro "metafisíco" em 1894. Não há nenhum olhar humano na paisagem a não ser o nosso, agora. Quase que se vê a solidão, o tempo solto, inumano; a paisagem solta, inumana; a obra humana, solta, inumana. Não se pode estar diante deste quadro sem pensar. Pensa-se sempre alguma coisa e não é sobre a beleza, nem sobre a natureza. É sobre a morte, a única coisa humana que há nesta paisagem.

(url)


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)

(9 de Dezembro)


____________________________

Jarrett Murphy, Open and Shut - Four years later, we still have ten big questions no Village Voice.

(url)


TEMAS PRESIDENCIAIS (4ª SÉRIE)



1.Não sei se todos os dados já estão lançados nas presidenciais, mas sem dúvida que nos aproximamos desse momento. Para os candidatos, estes são os últimos dias que se passam ainda fora da rua, no terreno movediço dos debates. É verdade que os debates, o actual momento da campanha, não têm a mesma importância para Cavaco que têm para Alegre e Soares, mas mesmo para a sua candidatura são um momento de risco que não deve ser menosprezado. O objectivo de Cavaco é ganhar na primeira volta, e o esforço de concentração de votos não depende apenas da predisposição dos eleitores para o escolherem, mas também da mobilização na própria votação, para que o aspecto pouco dramático da campanha, apresentada como vencedora antecipada, não favoreça a abstenção de eventuais eleitores.

2. Para Soares, os debates são a última oportunidade. Soares acredita numa só coisa para salvar a sua candidatura, ou seja, para ir à segunda volta: no seu debate com Cavaco. Não se percebe por isso que tenha aceite um conjunto de regras para esses debates que o desfavorecem, co-assinando um guião que parece agora contestar. Penso que, no momento do debate, vai tentar passar por cima de todas as regras e impor ao adversário e aos jornalistas entrevistadores o que lhe parecer melhor e mais eficaz. Confrontará Cavaco directamente, interromperá, tentará forçar o diálogo, e colocará a todos, aos jornalistas em particular, uma situação complicada sobre o modo como actuar.

3. Soares, que tem tido uma posição de irritação e conflito com os jornalistas e entrevistadores, em praticamente todas as suas aparições, foi aliás o autor de uma das insinuações mais graves da campanha: a de que as eleições podiam não ser "limpas". Não se percebe muito bem em concreto quem pretendia atingir, porque tanto quanto saiba é o Governo que superintende às eleições e ninguém acusou as autoridades responsáveis pelas eleições desde o 25 de Abril da falsificação de qualquer resultado eleitoral (há o caso controverso da eleição de Lisboa entre João Soares e Santana Lopes, mas passa-se no âmbito de uma freguesia num resultado muito cerrado). Ao admitir essa hipótese, percebe-se muito bem o que estava a sugerir, mas é difícil compreender o que estava a dizer. Valia a pena esclarecer, quanto antes, se Mário Soares entende que as eleições a que vai concorrer têm condições de fidedignidade e legitimidade.

4. O debate Alegre-Cavaco foi, em princípio, vantajoso para os dois. Ambos ganharam, no tabuleiro de xadrez em que se movem estas presidenciais. Muitos comentadores queixaram-se que o debate foi "mole" e pouco interessante. Há duas razões para "parecer" isto: uma foi enunciada e bem por Alegre, que acusou os jornalistas e os comentadores de estarem sempre a pedir debates de ideias e depois, quando há um debate em que os candidatos expõem as ideias que têm, vêm dizer que o debate não interessa, queriam sangue, ou que os candidatos fossem outros. Não são, são estes e isto é o que têm a dizer, mais vale ouvi-los. A outra e mais interessante razão é que, mesmo sem o espartilho das regras estabelecidas entre todos, duvido que o debate fosse muito diferente, porque tal não interessava a ninguém, nem Alegre, nem Cavaco. Só Soares desejava "sangue", porque ele jorraria ou de Cavaco ou de Alegre, os seus dois adversários.

5. Nem Alegre, nem Cavaco são neste momento adversários directos. Cavaco fala para o seu eleitorado e o seu eleitorado não corre o risco de ser conquistado ou perdido para Alegre. Alegre, por seu lado, demarca-se essencialmente de Soares, através de uma diferença de discurso e de postura, e não pela corrida para ser o mais agressivo contra Cavaco. À esquerda é o discurso de Alegre o mais parecido com o de Cavaco, havendo pontos muito próximos entre os dois. Por isso, a campanha de Alegre mede-se hoje pelo confronto não nomeado, mas central com Soares, e não pelo confronto com Cavaco.

6. Eu disse "hoje", porque não tenho a certeza que as coisas continuem como estão. Para mim, a questão decisiva na primeira volta é saber se algum dos candidatos anti-Cavaco consegue bipolarizar com ele. Logo que um o consiga, as probabilidades de começar a concentrar os votos e criar condições para ir para à segunda volta tornam-se reais. No caminho começará a esvaziar os outros candidatos da sua área. Até agora isso não aconteceu, mas pode vir a acontecer. Será talvez a mais significativa mudança que se pode vir a dar nos debates.

7. Soares percebe instintivamente que é assim e por isso tem conduzido a campanha de forma agressiva e provocatória desde o primeiro minuto, tentando aparecer como o único real contraponto a Cavaco. Até agora essa estratégia não resultou, mas ou é esta ou é nenhuma. Soares não é hoje nem sequer a sombra do candidato consensual do passado. Soares não pode "estar", como Alegre e Cavaco, tem que se "mover", tem que se deslocar e levar tudo atrás de si para ter uma oportunidade para ficar à frente de Alegre e passar à segunda volta.

8. A minha dúvida sobre Alegre é saber se agora com os debates Soares começa a "mover-se", não tanto por si, mas porque os outros não se "movem", ficando onde estão, como é o caso de Alegre. Se Alegre tivesse um eleitorado fixado, o que parece não ter, o "movimento" de Soares não existiria, mas não é assim e Soares pode começar a fazer estragos. A questão está em saber por que razão Soares não fez estragos em Alegre mais cedo, e se vai a tempo de superar uma rejeição muito consolidada do eleitorado, mesmo à esquerda, da sua candidatura, que tem tudo a ver com uma iniciativa que consideram inadequada e inoportuna.

9. As campanhas de Louçã e Jerónimo de Sousa estão no terreno tribunício desde o início, ou seja no aproveitamento da campanha presidencial para a propaganda e para garantir a presença nos órgãos de comunicação dos seus partidos. Nenhuma delas parece ter saído de uma certa mediania, nem parece que consiga sair. Se Alegre e Soares se empatarem um ao outro, Louçã e Jerónimo ficarão no seu espaço reduzido e redutor. Se Soares desempatar e começar a "mover-se", arrastará atrás de si eleitorado de Alegre, Louçã e Jerónimo, por esta ordem.

(No Público de ontem.)

(url)


EARLY MORNING BLOGS 658

Dunas


Contar os grãos de areia destas dunas é o meu ofício actual. Nunca julguei que fossem tão parecidos, na pequenez imponderável, na cintilação de sal e oiro que me desgasta os olhos. O inventor de jogos meu amigo veio encontrar-me quase cego. Entre a névoa radiosa da praia mal o conheci. Falou com a exactidão de sempre:

“O que lhe falta é um microscópio. Arranje-o depressa, transforme os grãos imperceptíveis em grandes massas orográficas, em astros, e instale-se num deles. Analise os vales, as montanhas, aproveite a energia desse fulgor de vidro esmigalhado para enviar à Terra dados científicos seguros. Escolha depois uma sombra confortável e espere que os astronautas o acordem.”


(Carlos de Oliveira)

*

Bom dia!

(url)

8.12.05


QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO:
3. BOSQUE DE BÉTULAS (A. KUINJI)


(url)


BLOGUE DO LIVRO ÁLVARO CUNHAL - BIOGRAFIA POLÍTICA



Iniciei um "blogue do livro" dedicado a coligir críticas, apontamentos, notas, correcções, errata e corrigenda, documentação anexa aos três volumes da biografia de Álvaro Cunhal.

(url)


EARLY MORNING BLOGS 657

Le lièvre

Ne sois pas lascif et peureux
Comme le lièvre et l'amoureux.
Mais que toujours ton cerveau soit
La hase pleine qui conçoit.

(Apollinaire)

*

Bom dia!

(url)

6.12.05


TRESVALIANDO

A palavra é usada pelo patrono do Abrupto, Sá de Miranda, e é sólido português clássico. Tem sido assim nos últimos dias, tresvaliando, de terra em terra, de falas em falas. Amanhã voltarei, se não tresvaliar mais.

(url)

4.12.05


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)

(4 de Dezembro)



____________________________


Sobre a (não) credibilidade da Wikipedia, a história de John Seigenthaler Sr. hoje no New York Times. Na rede circulam muitas ideias generosas, bem avontadadas e ingénuas, muita demagogia utópica, como se na rede fosse possível construir "comunidades" utópicas em linha, formas igualitárias de Icaria, comunismos primitivos diversos. O caso da Wikipedia é um bom exemplo: sem "edição", sem uma metalinguagem qualquer, tudo o que não é puro discurso subjectivo e opinativo, tem um problema de credibilidade. A lei dos grandes números não garante a verdade.


*

A nossa vizinha mais próxima, Proxima Centauri , no Astronomy Picture of Today.

*

CUNHALSELO2.jpg

O selo dos CTT com Cunhal é um bom exemplo de propaganda aceite e consentida, neste caso pela empresa pública. Não é que não fosse legítimo fazer um selo com Cunhal, mas aceitar o tema "Cunhal e as criancinhas" é colaborar com um típico mecanismo de propaganda. Cunhal nunca mostrou uma especial benevolência paterno-infantil, nem as relações com as crianças foram nele mais do que rígidas e forçadas. Com excepção de uns desenhos e contos adolescentes, as crianças não têm papel na sua ficção e, nos seus desenhos, não são verdadeiras personagens, mas sim metáforas.


*

A importância da primeira e da última linha num livro no Arts.telegraph.

*


A ler no Jornalismo e Comunicação, assinando por baixo tudo o que está dito:

"Acabo de ver na SIC a impressionante reportagem de Cândida Pinto sobre Snu Abecassis. É (posso dizê-lo a título de opinião pessoal) mais um dos trabalhos de excepção da jornalista. Vinte e cinco anos depois da morte de Sá Carneiro, o ângulo de abordagem do acontecimento não podia ser melhor nem mais original. Para quem não tinha, em 1980, idade para ter hoje memória do acidente de Camarate, esta reportagem é antes de mais uma lição de história. Do ponto de vista jornalístico, é um trabalho excepcionalmente bem documentado, com os testemunhos certos - os que dão vida a histórias que a morte apagou. Do ponto de vista do relato histórico, Cândida Pinto revelou Sá Carneiro na história de Snu, invertendo o próprio protagonismo destas duas figuras da vida nacional. O efeito não podia ter sido melhor."

(Madalena Oliveira)

(url)


EARLY MORNING BLOGS 656

Possessions are Nine Points of Conversation


Some people, and it doesn't matter whether they are paupers or millionaires,
Think that anything they have is the best in the world just because it is theirs.
If they happen to own a 1921 jalopy,
They look at their neighbor's new de luxe convertible like the wearer of a 57th Street gown at a 14th Street copy.
If their seventeen-year-old child is still in the third grade they sneer at the graduation of the seventeen-year-old children of their friends,
Claiming that prodigies always come to bad ends,
And if their roof leaks,
It's because the shingles are antiques.
Other people, and if doesn't matter if they are Scandinavians or Celts,
Think that anything is better than theirs just because it belongs to somebody else.
If you congratulate them when their blue-blooded Doberman pinscher wins the obedience championship, they look at you like a martyr,
And say that the garbage man's little Rover is really infinitely smarter;
And if they smoke fifteen-cent cigars they are sure somebody else gets better cigars for a dime.
And if they take a trip to Paris they are sure their friends who went to Old Orchard had a better time.
Yes, they look on their neighbor's ox and ass with covetousness and their own ox and ass with abhorrence,
And if they are wives they want their husband to be like Florence's Freddie, and if they are husbands they want their wives to be like Freddie's Florence.
I think that comparisons are truly odious, I do not approve of this constant proud or envious to-do;
And furthermore, dear friends, I think that you and yours are delightful and I also think that me and mine are delightful too.


(Ogden Nash)

*

Bom dia!

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]